Sintomas de gravidez

Pode-me aparecer o período, estando grávida?

Não. Não se pode ter o período menstrual quando estamos grávidas.Algumas mulheres têm perda de sangue vaginal durante a gravidez. Algumas têm uma perda de sangue intermitente muito semelhante ao período menstrual. Mas a perda de sangue vaginal durante a gravidez não é a menstruação.

 

Qual é a diferença?

A menstruação só ocorre quando não estamos grávidas: todos os meses, o nosso útero aumenta de espessura, preparando-se para alojar um óvulo. Se não engravidarmos, os tecidos e o sangue que contribuiram para esse aumento de espessura do útero são libertados, acontecendo o período menstrual. Mas caso o óvulo fertilizado se aloje no útero, as hormonas dizem ao útero para se manter espesso para apoiar o embião em desenvolvimento. E nada será libertado, nem haverá período menstrual, até que a gravidez acabe.

 

Então porque é que algumas mulheres sangram durante a gravidez?
A perda de sangue ocorre durante a gravidez por diversas razões, algumas graves outras não.
Algumas mulheres têm uma perda de sangue leve ou pequenas manchas durante uma gravidez detectada recentemente. Essa perda de sangue ocorre exactamente na altura em que seria esperado o período menstrual, e elas assumem erradamente que é o período. Essa perda de sangue deve-se à implantação, podendo ter sido causada pela nidação do óvulo fertilizado no útero. Geralmente, é uma perda de sangue muito mais leve que um período menstrual típico e apenas dura 1 dia ou 2.
A perda de sangue pode ocorrer após um teste de Papanicolau (ou citologia), um exame vaginal ou uma relação sexual. Isso deve-se ao facto da haver mais sangue a circular no colo do útero durante a gravidez. A perda de sangue pode também ser um sinal de algo mais grave, como um aborto ou uma gravidez ectópica, que pode ser fatal.
Se detectarmos alguma perda sanguínea, devemos consultar imediatamente um médico, mesmo que já tenha parado. Muitas mulheres que sangram durante a gravidez, têm uma gravidez e parto normais sem complicações, mas devemos sempre fazer um exame completo para detectar algum problema.
Se estivermos a sangrar bastante ou se tivermos alguma dor devemos ser consultadas por um médico o mais depressa possível.
Equipa BabyCenter
Isto é o meu período ou posso estar grávida?
Se o nosso período menstrual é regular e agora está atrasado, podemos estar grávidas. Algumas mulheres grávidas verificam umas pequenas manchas de sangue na altura em que o período deveria aparecer. Esta perda de sangue pode ter sido causada pela implantação do óvulo fertilizado no útero (um processo que se inicia 6 dias após a fertilização). Geralmente é uma perda de sangue muito leve que dura apenas 1 ou 2 dias. Por outro lado, também é normal tera menstruação atrasada de vez em quando. A melhor maneira de descobrir é fazer um teste de gravidez.
Os testes de gravidez detectam a presença da gonadotrofina coriónica humana (hCG), uma hormona placentária que o nosso corpo começa a produzir, quando o óvulo fertilizado se implanta no útero. Actualmentes os testes de gravidez têm uma maior sensibilidade a esta hormona, conseguindo detectá-la mesmo a um baixo nível. No momento em que o período está atrasado só em poucos dias, obteremos um resultado positivo, se efectivamente estivermos grávidas. Para melhores resultados devemos utilizar a primeira urina da manhã (que é mais concentrada porque tem mais hCG) e seguir todas as instruções do teste. Se o resultado for negativo e o período não aparece, devemos repetir o teste.
Entretanto, se ocorrer mais perdas sanguíneas ou outros sintomas como dores abdominais ou pélvicas ou tonturas devemos consultar o nosso médico para sermos examinadas, para termos a certeza de que não temos uma gravidez ectópica (podemos ter uma gravidez ectópica antes mesmo de fazermos um teste de gravidez).  Pequenas perdas de sangue e cãibras podem também ser sintomas de aborto, mas algumas mulheres têm pequenas perdas de sangue no primeiro trimestre da gravidez e têm uma gravidez normal sem complicações.
Se nos apareceu o período em vez de um positivo no teste de gravidez devemos marcar uma consulta pré-concepção.
Equipa BabyCenter
publicado por babyblues às 00:01 | link do post | partilhar