O casal

Demasiado sexo afecta as nossas hipóteses de conceber?

Não. Muitos casais acreditam que têm de poupar o esperma masculino até ao dia exacto da ovulação e isso não é correcto. De facto, alguns casais tornam-se tão obcecados em agendar as tentativas para o momento da ovulação que acabam por prejudicar as hipóteses de engravidar. O stress pela ovulação pode transtornar o ciclo mentrual, já para não falar do casamento!

É um mito pensar que devemos ter menos sexo para engravidar. Todas as evidências revelam que quanto mais sexo, mais hipóteses  teremos de engravidar. De facto,  o sexo frequente assegura que o esperma é saudável e constantemente renovado. Guardá-lo pode diminuir a sua mobilidade, por isso não vale a pena agendar o sexo só para os dias exactos do período fértil e deve-se evitar a abstinência por mais de 7 dias seguidos. A densidade do esperma em cada ejaculação diminui com orgasmos frequente, mas o mais importante é que algum ficará nas trompas de falópio durante o momento da ovulação. Isto não significa que o sexo deverá ser diário quando se está a tentar engravidar. Recomendaria 2 a 3 vezes por semana.

Sherman Silber - Especialista de Fertilidade

Fumar afecta o meu esperma?

Pelo menos um estudo indica que o tabaco reduz a contagem de espermatozóides, e não há dúvida de que a cannabis faz o mesmo. Enquanto estiver a tentar ter um bebé é importante manter-se saudável, por isso o meu conselho é páre de fumar antes de tentar uma gravidez. Não só irá optimizar as suas hipóteses conceber, mas também irá proteger a sua família de serem fumadores passivos. O fumo passivo pode ser perigoso para a sua companheira e para o seu bebé.

John Queenan - Ginecologista/Obstetra
publicado por babyblues às 00:01 | link do post | partilhar