O casal

O nivel de stress do nosso companheiro pode afectar as nossas hipóteses de engravidar?

Ninguém sabe. Quando abordamos a equação infertilidade, os homens são surpreendentemente ignorados nos estudos e investigações. E os poucos estudos mostram resultados contraditórios: algumas investigações mostram uma ligação entre o stress e a contagem inferior de espermatezóides e outras sugerem que o stress não tem qualquer efeito nos espermatezóides. A maioria das investigações sobre como o impacto emocional afecta a infertilidade concentra-se nas mulheres. Como resultado, não há evidências conclusivas sobre o impacto dos niveis de stress na fertilidade masculina.

Por isso, não devemos ignorar o óbvio: são precisos dois para o tango! Se ele está stressado com um emprego altamente exigente ou super ocupado com compromissos extra, é pouco provável que reste pouca energia para fazer um bebé. Além disso, os problemas de fertilidade podem destruir uma relação saudável.

Se estivermos completamente concentradas em engravidar, o nosso companheiro pode sentir-se mais como um dador de esperma do que um macho-latino. Uma das melhores coisas que podemos fazer para que a relação com o nosso companheiro se mantenha excelente é lembrarmo-nos que sexo é sinónimo de diversão, prazer e cumplicidade. Uma maneira de aligeirar as tentativas para engravidar é separarsexo por prazer do sexo para fazer bebés.

Alice Domar - Psicóloga

publicado por babyblues às 00:01 | link do post | partilhar