Idade & Fertilidade

Idade & Fertilidade: Engravidar aos 20 anos

Se estivermos a tentar engravidar aos 20 anos, o tempo está do nosso lado, bem como a biologia. O nosso corpo está e estará preparado durante algum tempo mais para a gravidez.

A gravidez em qualquer idade traz vantagens e desvantagens. Falámos com especialistas em fertilidade, consultores financeiros, gurus de relacionamento e mães de 20-e-poucos-anos para nos darem uma imagem realista de como é ter um filho aos 20.

Prós

De um ponto de vista estritamente biológico, os 20 são a melhor década para engravidar e estar grávida de um bebé: os especialistas afirmam que o pico da fertilidade da mulher média é aos 24 anos.

Como todas as mulheres nascemos com todos os óvulos, os mesmos que teremos durante toda a nossa vida, cerca de 1 milhão no momento do nascimento. Quando chegamos à puberdade, os óvulos são apenas 300 mil, e apenas 300 são libertados pelos ovários durante os nossos anos reprodutivos.

À medida que envelhecemos, os nossos ovários envelhecem juntamente com o nosso corpo e os óvulos tornam-se menos viáveis. Por esse motivo, os óvulos das mulheres mais jovens são menos propensos a anomalias genéticas do que os óvulos das mulheres mais velhas que podem levar ao síndrome de Down e outros defeitos congénitos.

O risco de aborto é também muito inferior: O risco é aproximadamente de 10% para as mulheres na faixa dos 20 e 20% para as mulheres na faixa dos 30, e cerca de 35% para as mulheres na faixa dos 40 anos.

Aos 20 anos, temos menos probabilidade de ter outros problemas ginecológicos, como miomas e endometriose, que muitas vezes progridem e tornam-se problemas crónicos ao longo do tempo.

A própria gravidez é fisicamente mais fácil para as mulheres na faixa dos 20 anos, porque se têm um menor risco de complicações de saúde, como pressão alta e diabetes.

As mulheres mais jovens são menos propensas a ter bebés prematuros ou de baixo peso do que as mulheres com mais de 35.

Relativamente à fertilidade, não importa se começamos a tentar engravidar aos 20 ou aos 20 e tal. Segundo Judith Albert, endocrinologista da reprodução “a diferença entre a fertilidade de uma mulher aos 20 ou aos 20 e tal é insignificante".

Depois do bebé nascer, como mãe de 20 e poucos anos teremos mais capacidade de resistência para acordar com o bebé várias vezes durante a noite e ainda sermos capazes de funcionar no dia seguinte. Teremos muita companhia quando perseguirmos o nosso pequenote pelo parque. A mulher em média tem o seu primeiro filho aos 25 anos e quando formos avós teremos ainda muita energia e vitalidade.

Para além das vantagens físicas, há outras vantagens: Somos mais flexíveis aos 20 anos, o que é bom para o casamento e para a transição para a parentalidade. Quando as pessoas se casam mais tarde, em vez da" nossa maneira ", muitas vezes surge “a minha maneira” e a “tua maneira”, o que pode dificultar o casamento e a paternidade.

 

Contras

Quando estamos com 20 anos, ainda podemos perseguir um plano de carreira e estabelecermo-nos profissionalmente. Se abandonarmos a perspectiva profissional para nos dedicarmos ao bebé, pode ser difícil regressar.

A maternidade coloca um entrave no nosso desenvolvimento profissional. Mesmo que regressemos imediatamente a seguir ao trabalho depois do parto, estatisticamente iremos ganhar menos do que as colegas sem filhos, que têm maior disponibilidade para deslocações e horas extra.

Sob esta perspectiva, muitas mulheres adiam a maternidade para estabelecerem as suas carreiras profissionais e terem rendimentos superiores ao longo da vida.

Enquanto que ter um filho aos 20 anos pode ser biologicamente óptimo, financeiramente pode ser um desastre: empregos instáveis, pouca experiência profissional, salários baixos ou ainda estão a estudar na universidade.

Ter um filho também pode ser difícil para o casamento de um jovem casal. Os jovens muitas vezes não têm a experiência de vida para perceber que o período inicial da vida com um novo bebê é apenas temporário. É provável que a jovem mãe se sinta deprimida e oprimida, e que o pai se sinta abandonado pela sua companheira, que apenas se preocupa com o recém-nascido. O ideal é que o casal se apoie mutuamente nesta transição e se torne ainda mais cúmplice, mas muitos casais ficam distantes e alienados, o que pode danificar seriamente o casamento.

Muitos casais aos 20 anos não estão prontos para serem pais. Criar os filhos pode ser emocional e fisicamente exigente e muitos pais, especialmente os mais jovens, não estão preparados para o sacrifício e a paciência que isso exige.

Investigadores descobriram que filhos de mães mais jovens têm mais tendência a ter problemas de comportamento do que os filhos de mães mais velhas. Um estudo realizado por investigadores descobriu que os filhos de mulheres com idades compreendidas entre 15 e os 24 anos tinham mais tendência a comportamentos disruptivos. Esse tipo de comportamento deve-se às competências parentais subdesenvolvidas das jovens mães.

A capacidade dos pais evolui com a idade. Aos 20 anos de idade não temos a sabedoria, nem a perspectiva que temos quando envelhecemos. Quando temos filhos mais tarde, estamos mais dispostas a aceitar as mudanças que vêm com os filhos. Podemos não viajar ou fazer compras com as amigas, mas já não nos importamos tanto como aos 20 anos.

 

As probabilidades de sucesso

Aos 20 anos as estatísticas estão do nosso lado. Temos aproximadamente 25% de probabilidade de engravidar em qualquer ciclo de ovulação. As hipóteses de engravidar num ano de tentativas são cerca de 98% aos 20 anos e cerca de 84% aos 20 e tal.

Apenas uma pequena percentagem de mulheres de 20 anos têm problemas de fertilidade. Mas aos 40 anos a infertilidade aumenta para dois terços das mulheres. Uma mulher de 20 anos tem apenas 6% de hipóteses de não engravidar, enquanto que essa possibilidade aumenta para 64% aos 40.

Uma mulher de 40 anos tem três vezes mais hipóteses de abortos espontâneos do que uma mulher de 20 e poucos anos. Para as mulheres de 45 anos ou mais a probabilidade aumenta ainda mais.

Relativamente a outros riscos, aos 20 anos o risco de ter uma criança com síndrome de Down é de um em 1.667. Esse risco aumenta de um em 950 aos 30 anos.

 

O que fazer se quiser engravidar agora

Para uma gravidez normal e um bebé saudável, devemos seguir alguns passos importantes antes de começarmos as tentativas para engravidar.

Se não engravidarmos logo, simplesmente devemos relaxar e continuar a tentar. O nosso médico provavelmente irá aconselhar-nos a esperar até que tenhamos tentado pelo menos durante um ano antes de consultar um especialista de fertilidade.

Se soubermos que poderemos ter problemas em engravidar, tendo por exemplo um historial de períodos irregulares ou ausentes, doenças sexualmente transmissíveis ou o nosso parceiro ter problemas com a produção de esperma, deveremos consultar um especialista em fertilidade o mais rapidamente possível.

Artigo traduzido e adaptado do original Age and Fertility: Getting pregnant in your 20s de Connie Matthiessen




O impacto da idade na fertilidade

As estatísticas deste gráfico baseiam-se num estudo de mulheres com funções reprodutivas normais.

Gráfico retirado do artigo Chart: The effect of age on fertility da Equipa BabyCenter

publicado por babyblues às 00:01 | link do post | partilhar